terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Todos os Livros do Mundo deviam ser do Paul Auster

Querido Umbigo:
Peguei no dia 31 do ano passado, neste "Homem na Escuridão".

Voltar a um livro do Auster é sempre como voltar a uma casa, neste caso, a minha casa, só que com uma nova decoração, nunca sei o que vou encontrar na divisão seguinte. Eu explico:

  • é sempre igual a maneira como me colo ao livro, da primeira à última frase, é mesmo instantâneo, acontece-me com todos os livros de Auster;
  • a velocidade com que devoro cada palavra e a maneira como à medida que me aproximo do fim do livro vou doseando esta voracidade, para fazer o prazer durar só mais um bocadinho;
  • adoro a maneira como a partir da morte ou de um fim trágico Auster cria uma luz que aquece e indica um caminho;
  • as relações complicadas, as descobertas fantásticas, as coincidências;
  • o que a(s) personagem encontram no movimento que fazem a afastar-se de si....
  • gosto de os reler, mas o sabor já não é o mesmo, perde-se o factor surpresa

E agora vou regressar à minha escuridão...

2 comentários:

Clementine Tangerina disse...

Eu adoro estes homem..aii aiii! E a ti tb... ;))) tenho xaudades tuas!

MoiMêMê disse...

Clementine Tangerine :)))))))))))
Miss U, Love U!!!!