quinta-feira, 26 de julho de 2007

" Elas fizeram greves de braços caídos. Elas brigaram em casa para ir ao sindicato e à juntas. Elas gritaram à vizinha que era fascista. Elas souberam dizer salário ígual e creches e cantinas. Elas vieram para a rua de encarnado. Elas foram pedir para ali uma rua de alcatrão e canos de água. Elas gritaram muito. Elas encheram as ruas de cravos. Elas disseram à mãe e à sogra "que isso era dantes!" Elas trouxeram alento aos quartéis e à rua. Elas foram para as portas de armas com os filhos ao colo. Elas choraram no cais agarradas aos filhos que vinham da guerra. Elas choraram de ver o pai guerrear com o filho. Elas tiveram medo. E foram. E não foram. Elas aprenderam a mexer nos livros de contas e nas alfaias das herdades abandonadas. Elas dobraram em quatro um papel que levava dentro uma cruzinha laboriosa. Elas sentaram-se a falar à roda de uma mesa , a ver como podia ser sem os patrões. Elas levantaram o braço nas grandes assembleias. Elas costuraram bandeiras e bordaram a fio amarelo pequenas foices e martelos. Elas disseram à mãe " segure-me aqui nos cachopos, que a gente vai a Lisboa dizer-lhes como é!" Elas vieram dos arrabaldes ocupar uma parte de casa fechada. Elas estenderam roupa a cantar com as armas que temos na mão. Elas diziam "tu" às pessoas que tinham estudos e aos outros homens. ELAS IAM E NÃO SABIAM PARA ONDE .... MAS IAM. Elas acendem o lume. Elas cortam o pão e aquecem o café resfriado. São elas que acordam pela manhã as bestas, os homens e as crianças adormecidas"

MARIA VELHO DA COSTA
Publicada por rita em
Quinta-feira, Abril 05, 2007 4 comentários



A Sociedade das Flores disse...
Onde andam elas agora?
5 de Abril de 2007 14:12

rita disse...
agora? não as vês?
6 de Abril de 2007 5:36

Silvares disse...
Bom, na verdade, acho que a maioria dessas mulheres, se não morreram, pelo menos andam escondidas. Ou então foram ao shopping center e ficaram parecidas com as da imagem. Camufladas.
9 de Abril de 2007 18:02

rita disse...
Eu acho que elas abriram caminho, ás da imagem, ás dos camuflados e ás que têm carreiras profissionais. E tambêm ás que votam e decidem. E algumas morreram e é natural, e outras não...e vivem.
13 de Abril de 2007 1:22

Post Original no Blogue "Não sei para onde vou mas estou a caminho"

Sem comentários: