sexta-feira, 27 de julho de 2007

Language is a Vyrus From Outer Space

Querido Blogue:


A Primeira vez que ouvi esta senhora, talvez à mais de dez anos , foi num bar lindíssimo em Bruxelas, fiquei presa na letra de uma música, Tightrope:


"Remember Me is all I ask
And If Remember be a task forget me"

A partir daqui começou a minha pesquisa ao trabalho desta invulgar senhora , a saber, Laurie Anderson, e que viagem foi. Hoje tenho todos os discos dela e a minha veneração nunca diminui, aumenta sempre.



"Ok! Ok! Hold it!
I just want to say something.
You know,
for every dollar a man wakes
A Woman makes 83 cents
Now, fifty years ago
that was 62 cents.
So, with that kind of luck, it'll be the year 3,888
before we make a buck.
But hey, girls?
We can take it.
And if we
can't
We're gonna fake it
We're gonna save ourselves"

Beautiful Red Dress
Em criança, sempre tive a sensação de haver uma
impostora exactamente igual a mim em casa dos meus pais que fazia coisas
civilizadas como ir à escola, estudar e ser um membro decente da família
enquanto eu tinha a liberdade demeter o dedo no nariz, saltar para a bicicleta,
vadiar e ver as coisas reais. Ainda hoje sinto o mesmo. Provavelmente, sou
apenas uma vulgar esquizofrénica. Mas continuo a ser capaz de ver o eu social
que criei e observá-lo a cumprir os deveres que dele se esperam."

"Não acredito que a função da arte seja tornar o
mundo um lugar mais justo. Penso que a sua função é torná-lo um lugar mais
maravilhoso. O que é bastante diferente."

"Sempre considerei como uma vantagem para o meu
papel de crítica social o facto de ser mulher porque as mulheres não têm nenhum
poder real. Mas também não tenho quaisquer ilusões: se as mulheres tivessem
poder não seriam criaturas ternas e afectuosas. Em situações de pressão,
ficariam tão confusas e sedentas de poder como os homens."

"Sofro um pouco de ansiedade mas, em geral,
posso dizer que tenho uma vida muito feliz. Talvez por possuir uma memória muito
selectiva. Penso que não me recordo das coisas tristes. É como se nunca tivessem
acontecido. Por isso, é possível que tenha uma vida desgraçada. A verdade é que
não me lembro."

"O que é sagrado para mim? Deixa-me ver...
Depende dos dias. Tudo pode ser sagrado e nada pode ser sagrado. Tudo depende de
quão generosa eu me sentir. Mas a verdade é que nunca fiz
sacrifícios."

"(...) é muito difícil ser artista nos EUA. É
muito difícil ser-se artista em qualquer parte do mundo. É difícil pensarem-se e
fazerem-se coisas que não são imediatamente reconhecidas pelos outros. E é nessa
estranheza que a arte cresce."

"(...) os miúdos gostam de mim porque no meu
trabalho há imensos truques. Custa-lhes a acreditar que um adulto possa ser tão
ridículo."

"A violência tornou-se a imagem mais atraente
dos nossos dias. A minha esperança é ser capaz de criar imagens que não são de
violência mas tão excitantes como elas."

"Convidaram-me para escrever um texto para um
livro sobre a primeira feira mundial na Internet e, para meu horror, descobri
que sou uma snob, que gosto de lugares secretos e livre-trânsitos para os
bastidores. A Net parece-me morna e banal. Não tem bairros suficientes, é tão
suburbana..."

"(...) Tento olhar para as coisas como se as
visse pela primeira vez e voltar a sentir coisas que há muito não sinto. Penso
que a maioria das coisas é suficientemente estranha para que seja suficiente
descrevê-la tal como é. Não é preciso ser surrealista para pensar que o
mundo é estranho. Basta ser apenas realista."

"Não há nunca uma justificação razoável para nos
declararmos aborrecidos ou enfastiados. Basta usar um pouco a imaginação."

"PODE PARECER MUITO FRÍVOLO MAS CADA VEZ MAIS
ACREDITO QUE ESTOU NESTE MUNDO PARA ME DIVERTIR."

Publicada por Célia em Sexta-feira, Abril 06, 2007

2 comentários:
Silvares disse...
Incorrigível Laurie. Optimista mas tão pessimista que chega a confundir as coisas ao ponto de já não sabermos às quantas andamos.Mas lá que ser artista é complicado, nisso estamos de acordo. É quase tão difícil como não ser... artista, está bom de ver.
9 de Abril de 2007 18:05

Celia disse...
como já tinha escrito o outro... to be or not to be, that is the question, ehehe
11 de Abril de 2007 18:11

Post Original no Blogue "Não sei para onde vou mas estou a caminho"

Sem comentários: